De 13 a 23 de junho, os leitores vão poder acompanhar tudo que estará sendo discutido nas duas Conferências, direto do Rio.
Você sabe o que é a Rio+20 e a Cúpula dos Povos? Após 20 anos do tratado firmado para ações sustentáveis pelas nações desenvolvidas e em desenvolvimento durante a Rio 92, do dia 13 ao dia 22 deste mês, mais de 50 mil pessoas de diversos países do mundo estarão na cidade do Rio de Janeiro para trazerem de volta à pauta as discussões realizadas há 20 anos e propor soluções para o crescimento social, preservando as fontes naturais da Terra.
A Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável -, que começa nesta quarta-feira (13) no Riocentro, na Barra da Tijuca, pretende reunir autoridades para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Além da renovação do compromisso político firmado durante a Rio 92 (e que pouco foi realizado nos últimos anos), a Conferência deste ano pretende analisar as lacunas que foram expostas nos tratados e a discussão e propostas de combate a temas emergentes, como a erradicação da pobreza.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
Economia Verde ou Capitalismo Verde?
Paralelamente à Rio+20, acontece de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, realizada por entidades da sociedade civil organizada de diversos países do globo. Com a crise econômica eminente, a falta de políticas combativas à injustiça social e ambiental e o não cumprimento dos acordos firmados pelos países desenvolvidos na Rio 92, a sociedade civil decidiu ocupar a Rio+20.
Com a principal crítica de que a proposta de “economia verde” na verdade é mais uma porta para o lucro do sistema capitalista, a Cúpula dos Povos promete ser mais propositiva que a Conferência da ONU.
A Cúpula, marca mais uma vez a força do povo organizado. Ela faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica. Com o tema “Venha reinventar o mundo”, a Cúpula convida a qualquer ser humano, de qualquer raça, cor, crença, orientação sexual a debater qual política de enfrentamento aos graves problemas hoje enfrentados pela humanidade devem ser adotados.
E o que o Primeira Edição tem a ver com isso?
Com o objetivo de sempre manter seus leitores informados com assuntos que são importantes para a sociedade, o Primeira Edição fará, direto do Rio de Janeiro, uma cobertura diária sobre o que está acontecendo na Rio+20 e na Cúpula dos Povos.
Convidada pelo Coletivo Tatuzaroio Comunicação e Cultura para uma cobertura colaborativa, a repórter Fran Ribeiro desembarca na cidade carioca nesta terça-feira (12). De lá, o Primeira Edição deixará os leitores atentos aos rumos que os dois eventos estão propondo para o mundo, para o desenvolvimento social e ambiental.
Surgido em 2010, o Coletivo Tatuzaroio é formado por um grupo de mestres em comunicação, estudantes e profissionais. Presente sempre em momentos pertinentes para a sociedade, o Coletivo é responsável pela produção do documentário “Vozes do Opará”, gravado na cidade de Piaçabuçu, na foz do Rio São Francisco. O documentário mostra a vida dos ribeirinhos, que se sustentam através da pesca e que podem ter sua principal fonte de renda ameaçada com as obras da transposição do Rio São Francisco. O filme, que tem o patrocínio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está em processo de finalização e deve ser lançado ainda esse ano em Alagoas.
O Coletivo Tatuzaroio será um dos principais responsáveis pela cobertura da Cúpula dos Povos.
Fiquem ligados!
Leia mais:
Rio+20: http://www.rio20.gov.br/
Cúpula dos Povos: http://cupuladospovos.org.br/
Coletivo Tatuzaroio: http://www.tatuzaroio.com.br/
Cúpula dos Povos: http://cupuladospovos.org.br/
Coletivo Tatuzaroio: http://www.tatuzaroio.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário