terça-feira, 2 de julho de 2013

Mapa mostra por onde passam os cabos submarinos

ScreenHunter_01 Jun. 27 00.43

Embora a troca de dados entre pessoas e servidores na internet possa ocorrer por satélite e torres de rádio, o principal meio de transporte de dados na rede mundial de computadores são mesmo os cabos submarinos. São cabos de fibra óptica que passam por baixo dos oceanos e ligam países ao redor do mundo.

Quando você envia uma mensagem para algum amigo seu, por exemplo, esta sai do seu computador, passa pelo modem e é entregue ao seu provedor de internet. Em seguida, essa empresa “despeja” os dados em uma rede de conexões capaz de levar tudo isso até um backbone.

Este, por sua vez, funciona como uma estrada principal, uma grande avenida de fibra óptica, que trabalha levando as informações de forma rápida até uma nova rede de dados – fazendo, assim, com que a sua mensagem chegue ao destino da forma mais veloz possível.

Abaixo você pode conferir como esses cabos são instalados:

Globais Marine Systems, Subsea animações instalação de cabos, mostrando o navio cabo, que cabo submarino.

Apesar de toda a tecnologia envolvida nesse tipo de conexão, saiba que os primeiros cabos submarinos foram instalados há mais de 150 anos. Os primeiros surgiram ainda no século XIX e constituíam uma enorme malha de cabos de cobre que ligava os Estados Unidos e vários países europeus, conectando-os para que mensagens de telégrafo fossem enviadas.

Além disso, o Brasil também não ficava para trás e contava com alguns cabos submarinos. Em 1875, por exemplo, já havia uma rede que cobria várias cidades das regiões nordeste e sudeste, além de uma impressionante conexão com mais 8 mil quilômetros que ligava a cidade de Recife até uma estação de transmissão em Portugal.

Contudo, apesar dessa já razoável estrutura, no século XX tudo evoluiu de forma diferente, pois era preciso atender o crescimento do mercado de telefonia. Isso porque esse “novo” ramo não explorava tanto esse tipo de conexão, pois, neste caso, os satélites sempre se mostraram bastante eficientes.

Todavia, com a explosão da internet no final dos anos 80, os cabeamentos ligando continentes e lugares distantes voltaram com tudo — principalmente devido às incríveis velocidades de transmissão da fibra óptica. Hoje em dia, existem planos para aumentar ainda mais a velocidade de transmissão, uma vez que há novos cabos e fibras sendo desenvolvidos, além de serem cada vez maiores as distâncias cobertas pelos backbones e os intervalos entre um repetidor de sinal e outro.

interactive-cable-map

Com toda essa informação passando, a TeleGeography criou usando a API do Google Maps um mapa que mostra as atuais ligações submarinas de internet. O site também mostra quantos cabos chegam e saem de quais cidades, qual a empresa responsável por ele, qual o seu tamanho, dentre outros dados.

Para ver o mapa completo, Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog