O que seria lixo está sendo aproveitado para confeccionar a decoração de Natal da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Materiais que poderiam estar poluindo o meio urbano são arrecadados pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria com o intuito de desenvolver oficinas temáticas de acordo com as festividades do ano.
“A intenção das oficinas é estimular a coleta seletiva. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido com os funcionários da Secretaria e as pessoas que têm interesse de participar podem contribuir doando alguns materiais descartáveis, a exemplo de garrafas pets, CDs, DVDs, potes de manteiga, latas de leite, jornais e outros objetos que podem ser reciclados. Lembrando que, os materiais devem estar limpos sem nenhum resíduo orgânico”, ressaltou Eva Moraes, coordenadora de educação ambiental da Sempma.
Ana Lúcia, uma das responsáveis pelas oficinas, explicou que foram confeccionadas duas árvores de natal, sendo uma de bambu e a outra de garrafa pet, além de estrelas e rosas, tudo feito com materiais recicláveis. Ela explicou que os artigos decorativos são detalhados manualmente, utilizando tesouras para moldar os objetos desejados e tintas para determinar a cor.
“As pessoas ao descartarem esses resíduos de maneira inadequada estão desperdiçando recursos. Participar dessas atividades que a Secretaria vem desenvolvendo está sendo gratificante, por saber que estou contribuindo com o meio ambiente e também com a minha saúde, pois o trabalho é artesanal e consequentemente elimina o estresse”, revelou Cida Araujo, auxiliar de serviços gerais da Sempma.
A coordenação de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente destacou, que as oficinas com material reciclado devem ser expandidas. Segundo Eva Moraes, foi feita uma visita ao Presídio Feminino Santa Luzia com o propósito de levar o trabalho para as detentas, mesmo trabalhando outras temáticas.
“A nossa missão é educar e prevenir os impactos ambientais”, frisou Eva.
Para participar das oficinas ou doar os materiais basta ligar para (82) 3315-4735 ou 3315-4736 ou enviar um email para evabight@yahoo.com.br.
Fonte: PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário