quarta-feira, 23 de julho de 2014

Modelo de consumo americano é inviável, diz cientista.

Para o cientista canadense Vaclav Smil, só o avanço da tecnologia não basta para reduzir o impacto ambiental da indústria — precisamos mudar nosso hábito de consumo. Ideias como essa o tornaram um dos autores preferidos de Bill Gates.

Nos últimos anos, Gates ajudou Smil a sair do anonimato acadêmico. Dos 33 livros que já escreveu, 16 foram indicados pelo empresário em seu blog. “É um pensador original, que nunca dá respostas simples para questões complexas”, disse Gates. De sua casa no Canadá, Smil falou a EXAME.

O assunto era um dado do novo livro do cientista canadense Vaclav Smil — o de que a China consumiu mais cimento nos últimos três anos do que os Estados Unidos em todo o século 20.

Lançada em dezembro, sob o título Making the Modern World: Materials and Dematerialization (“Fazendo o mundo moderno: materiais e desmaterialização”, sem tradução para o português), a obra defende que o atual modelo de consumo impede que os avanços tecnológicos minimizem o impacto ambiental das indústrias no mundo.


- Veja a entrevista completa aqui.

Fonte: INBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog