No final dos anos 1950, Rachel começou a analisar a conservação ambiental, especialmente problemas que ela acreditava serem causados por pesticidas sintéticos. O resultado dessa pesquisa se tornou o livro Silent Spring (1962), que levou à população norte-americana uma preocupação ambiental sem precedentes.
As companhias químicas logo se opuseram às colocações de Rachel em Silent Spring, e se engajaram em uma campanha de difamação da autora e do livro. Mas o legado de Rachel acabou por reverter a política nacional de uso de pesticidas, o que levou ao banimento do uso do DDT e de outros pesticidas nos Estados Unidos. O trabalho de Rachel também levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
_______
O conhecimento torna-se assustador para quem descobre o poder mortal dos produtos químicos que utilizamos em casas e em nosso corpo.
TOXICOLOGIA AMBIENTAL deveria ser disciplina obrigatória nas graduações de Engenharia Sanitária e Ambiental, ao menos, eu não tive esta orientação em aulas, mas a curiosidade pelo tema faz-me ir muito mais além. O que já me deixa apta à ministrar este tema em sala de aula.
_______
Em curso desde os anos 1940, a chamada Revolução Verde continuava a desenvolver tecnologias, como sementes de alto rendimento, sistemas de irrigação, mecanização, fertilizantes, além de herbicidas, fungicidas e pesticidas químicos, a fim de aumentar a produção de alimentos.
O seu aparente sucesso, ao lado dos avanços da indústria farmacêutica, fez surgir nos anos 1950 a sensação de que “uma vida melhor através da química” era possível. E desejável. Os fazendeiros não precisavam mais adubar as suas terras com esterco ou perder tempo deixando-as em pousio.
Agora, estavam à sua disposição práticos fertilizantes, que, na verdade, eram “sobras” da Segunda Guerra Mundial, como também era o caso do DDT, usado em campo de batalha para combater os insetos transmissores de tifo, malária e febre amarela.
A confiança na “química” era tanta que crianças eram borrifadas com DDT a fim de combater pulgas e mosquitos. A publicidade exortava as donas de casa a se livrarem de baratas com a aplicação do pesticida. Um método seguro que podia ser aplicado até no quarto do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário