domingo, 13 de maio de 2012

Saiba como evitar baratas e ratos no lixo doméstico

Não espere o saco de lixo encher até o topo. Isso dificulta no momento de fazer o nó. Foto: Shutterstock/Divulgação
Não espere o saco de lixo encher até o topo. Isso dificulta no momento de fazer o nó
Foto: Shutterstock/Divulgação


Ao levantar a tampa da lata de lixo, a constatação: o recipiente está cheio. Hora de lacrar o saco e levá-lo para fora de casa. Opa, espera um pouco. O dia de o lixeiro recolher o pacote é só amanhã e deixar os dejetos na rua com um dia de antecedência pode não ser boa ideia. E se um animal mexer e espalhar toda a sujeira pela calçada? Melhor arrumar um lugarzinho no quintal de casa mesmo. Mas aí fica aquele mau cheiro no ambiente e a chance de atrair barata ou rato.
Toda dona de casa já passou por essa situação (para não dizer dilema). Lixo orgânico, ou seja, aquele formado por dejetos de origem animal e vegetal, é uma mina de ouro para insetos e roedores, que veem ali uma oportunidade de obter alimento. "O ideal é que o lixo tenha um local apropriado, onde possa ficar bem acondicionado e vedado até o dia da coleta", aponta a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
Afastar invasores é simples e barato. A começar pelo nó no saco plástico, que deve ser firme e bem fechado. Isso evita que insetos passem por ali. Para facilitar o laço, não espere o lixo chegar até o topo (sobra mais plástico para dar o nó). "Se tudo estiver limpo e organizado, não existe a possibilidade de atrair barata ou rato", diz Tatiana Godoy, especialista em limpeza e proprietária da Facilita Limpeza, em Mato Grosso do Sul.
Feito isso, escolha um local seco e coberto para colocar o saco. Uma dica é fazer uma base de tijolos (ou um pedaço de madeira) para que não fique em contato com o solo. Assim, a região pode ser lavada sem molhar os resíduos. Segundo a especialista em limpeza, água e lixo não combinam. "Fica aquela crosta e um líquido malcheiroso". Importante: deixe o lugar sempre limpo para dificultar a vinda de pragas. Água e sabão resolvem.
A melhor opção de todas, no entanto, é colocar o saco em um recipiente com tampa, como um tambor. Além de acondicionar o resto de comida, ele impede que o cheiro se alastre e inibe o contato com ratos e insetos. Também precisa estar limpo por dentro, caso contrário, o latão entra na rota das baratas. Depois da lavagem (uma vez por semana), borrife desinfetante.
Tatiana ressalta que tomar medidas preventivas é a melhor maneira para manter essas pragas longe. A naftalina, por exemplo, é usada para afastar baratas, mas não é recomendada pela profissional, já que crianças e animas de estimação podem confundi-la com alimento. "Veneno é paliativo. Você tem de ser preventivo", explica.
De acordo com informações do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, uma dica para evitar o acúmulo de lixo orgânico é fazer compostagem. O processo transforma a matéria orgânica em adubo, que pode ser utilizado no jardim, por exemplo. O resultado é uma redução de 50% no montante de lixo. Veja como fazer sua própria composteira no link http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm

PrimaPagina
Especial para o Terra
 
http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-decoracao/noticias/0,,OI5690607-EI19554,00-Saiba+como+evitar+baratas+e+ratos+no+lixo+domestico.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog