O órgão ambiental da Inglaterra (Environment Agency) informa, em relatório enviado ao governo brasileiro, que foram concluídas as investigações sobre o tráfico ilegal de lixo daquele país apreendido pelo Ibama nos portos de Santos/SP e Rio Grande/RS e no porto seco de Caxias do Sul e que os resultados confirmaram os laudos iniciais do Ibama.
Entre setembro de 2008 e maio de 2009, mais de 1.500 toneladas de lixo clandestino foram interceptadas pelo Ibama. As empresas envolvidas foram multadas em R$ 2.350 milhões no total e tiveram de devolver o lixo para a Inglaterra. O Brasil apresentou denúncia na Convenção de Basileia, da qual os dois países são signatários.
Após quatro anos, a agência ambiental inglesa enviou ao Brasil as informações sobre os resultados obtidos nas suas investigações. No relatório, agradece a decisiva participação do Ibama para o êxito da apuração e afirma que houve condenações de gerentes, aplicação de multas e fechamento de empresas.
Os laudos precisos dos analistas ambientais Sandro Klippel e Ingrid Oberg, nominalmente mencionados no documento enviado ao governo brasileiro, contribuíram para o que a agência considera ser a maior investigação relacionada com a exportação ilegal de lixo da Inglaterra.
Janete Porto/Jucier Costa Lima
Ascom/Ibama
Foto: Verbena Fé - Ibama/SP
Fonte: IBAMA
OLÁ REGIANE, SOU SERGIO, TAMBÉM TENHO UM BLOG SOBRE MEIO AMBIENTE E COMPARTILHO DA IDEIA DE QUE DEVEMOS PRESERVÁ-LO, POR ISSO CONVIDO VOCÊ A CONHECER E SER TAMBÉM UMA SEGUIDORA...PARABÉNS...
ResponderExcluir