A preocupação com questões
ambientais no âmbito empresarial é uma constante necessária. As tendências
econômicas e de mercado gradativamente relegam ao ambiente corporativo a
necessidade por buscar a melhor relação possível entre gestão, produção, prestação
de serviços e meio ambiente.
Neste sentido, lançando um olhar
sobre os níveis de gestão ambiental aplicados em uma empresa, podemos analisar
qual o nível do relacionamento anteriormente mencionado. A realidade que se
apresenta é totalmente variada. De empresas que não possuem qualquer
preocupação e busca por melhorias em relação a seus processos de gestão
ambiental, até empresas pró-ativas, que apresentam os melhores relacionamentos
e gestão ligadas ao meio ambiente.
1. Nível de controle.
O nível de controle é
compreendido como aquele em que a empresa está iniciando seu processo de gestão
ambiental, buscando, primariamente controlar aquilo que se emite, aquilo que se
devolve ao meio ambiente. São ações que se focam nas emissões de resíduos
sólidos, líquidos e gasosos, por exemplo. Tais ações visam, primeiramente,
evitar não incidir nas penalidades legais protetivas ao meio ambiente e também
atuam como uma resposta, possuem um efeito reativo, às exigências da sociedade
diretamente afetada por tais emissões. O nível de controle é caracterizado por
se instalar, geralmente, na área produtiva da empresa.
2. Nível de prevenção.
Neste segundo nível estão as
ações que demonstram a efetiva internalização da gestão ambiental nos processos
empresariais, principalmente no âmbito administrativo. Aqui, além da
preocupação ambiental relacionada à sociedade afetada e à legislação ambiental
em vigor, as ações adotadas visam a busca pela prevenção de problemas internos
da empresa que possam ser desencadeados. A empresa passa a adotar critérios de
responsabilidade ambiental junto às aquisições de matéria-prima e seleção de
fornecedores. São realizadas auditorias internas para se mensurar e analisar o
momento ambiental vivido.
3. Nível de pró-atividade.
O último nível é considerado o
nível de maturidade empresarial no quesito gestão ambiental. É conhecimento
como nível de pró-atividade e destaca-se por ser a fase onde a empresa adota a
questão ambiental e a sustentabilidade como parte da estratégia empresarial,
sendo, inclusive, tema tratado e abordado pela alta gerência. A questão
ambiental se dissemina por todos os âmbitos empresariais, não ficando apenas
restrita a determinados departamentos ou áreas. A empresa não somente busca a
eco-excelência como também se antecipa aos problemas ambientais que possam
ocorrer, por meio de atitudes profiláticas.
Assim, é possível perceber todo o
processo evolutivo de uma organização em relação a sua maturidade quanto a
questões de gestão ambiental a partir das três fases apresentadas. Obviamente
são fases abertas, não ocorrendo, necessária e exatamente cada uma delas da
forma como descritas aqui. Tais apontamentos tem como objetivo criar um norte
para a percepção e posterior tomada de decisão evolutiva.
Fonte: INBS
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