A Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) é um documento que fornece informações sobre a identificação do resíduo, seu gerador, sua classificação, sua periculosidade, as medidas de precaução no transporte, manuseio, armazenagem e os procedimentos de emergência. Refere-se, porém, especificamente a RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS, e não a produtos químicos de modo geral.
As especificações da FDSR encontram-se reguladas pela ABNT NBR 16725. Esta norma também dispõe sobre padrões de rotulagem de resíduos químicos, perigosos ou não.
A empresa geradora do RESÍDUO QUÍMICO deve disponibilizar a FDSR ao transportador e ao receptor do resíduo para que eles possam tomar as medidas necessárias relativas à segurança, saúde e meio ambiente em caso de acidente.
Mas todas as empresas pode ter as FDSR individuais, independente do tipo, classe dos resíduos existentes. Uma vez, que órgãos licenciadores/fiscalizadores podem solicitar essas informações em processo de licenciamento/autorização ambiental, ou simplesmente, em visitas diárias.
Se você reconhece que esse é um assunto relevante e quer aplicar no seu próprio estabelecimento os cuidados necessários para realizar essa ação de modo correto, já sabe o que fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário