terça-feira, 4 de maio de 2021

O que é Logística Reversa?

A LOGÍSTICA REVERSA é uma ferramenta que visa o direcionamento das embalagens pós-consumo e de materiais, como pilhas, pneus e lâmpadas, para a reciclagem ou para a obtenção de energia.

Ou seja, aquilo que é descartado e teria como destino os aterros, gerando grande impacto ambiental negativo, é levado para cooperativas, operadores de reciclagem, ou deixados pelos cidadãos em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ofertados pela cadeia logística de um sistema (resíduo).

A Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade, pois apresenta uma visão avançada na forma como nos relacionamos com os resíduos sólidos que geramos.

A PNRS introduz a Logística Reversa e o princípio da Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos.

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por entregar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa. O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva, pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, pelo uso racional dos materiais e prevenção da poluição. Por fim, cabe ao Poder Público a fiscalização do processo e, de forma compartilhada com os demais responsáveis pelo sistema, conscientizar e educar o cidadão.

A aplicação da logística reversa é uma maneira de se posicionar de forma mais sustentável e consciente no mercado.

Fonte: https://sinir.gov.br

Se você reconhece que esse é um assunto relevante e quer aplicar no seu próprio estabelecimento os cuidados necessários para realizar essa ação de modo correto, já sabe o que fazer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog